Esse 'projetinho', eles não gostam que chame de projeto, foi sugerido pela Secretaria de Educação de Aparecida de Goiânia. Tivemos o curso, teoria e prática, e aplicamos em sala de aula durante todo o ano. Foi excelente! Tinha tudo haver comigo. Embora muitos professores e até mesmo coordenadores desacreditassem nessa proposta fomos até o fim.
Vocês sabem muito bem que o mal da educação é a má vontade, o pessimismo a preguiça mental e física. Então para esses educadores tudo que é dinâmico e novo eles abominam!!!
Veja que legal, e que não tem nada de tão anormal para receberem tanta crítica dos professores!
OBJETIVO GERAL:
Alfabetizar a criança através de atividades que proporcione um ambiente agradável e acolhedor, dentro do contexto dela, de tal forma que o seu aprendizado seja significativo.
PERÍODO
Fevereiro a Dezembro
CRONOGRAMA:
Fevereiro/Março
Conhecendo a Criança:
- O que a criança pensa da escrita;
- Desenvolvimento da criança na escrita;
- Desenvolvimento da criança na leitura;
O Desenvolvimento da Expressão Oral:
- A narrativa;
- Elementos da narrativa: ação, personagens, seqüência temporal e ambiente;
Abril/Maio
O Alfabeto e a Correspondência entre o som e a escrita
- Introdução ao estudo das letras do alfabeto: aspecto gráfico
- As letras do alfabeto
- Estudo da relação entre as letras e os sons.
Junho
Percepção do Mundo
- Noções Temporais
- Noções Espaciais
- Dicotomias e contrastes
Agosto/Setembro
Do texto à Sílaba
- Textos diversos: música, poesia, parlenda, bula, receitas, etc.
J Produção Coletiva de textos
- Diálogos dinâmicos e representativos
- Produzindo textos a partir de outros textos
- Reflexão lingüística
Outubro/Novembro
A produção Individual de textos
Dezembro
Revisão geral
RECURSOS:
Cadernos de Teoria e Prática do PRALER, 1, 2 e 3.
Livros didáticos
Livros literários
Aparelho de som e de TV
Textos diversos
Cartazes (pincel atômico, papel pardo, cartolina, giz de cera, etc.)
AVALIAÇÃO:
A avaliação será: Diagnóstica (através de observação, fichas de acompanhamento e de atividades) e Formativa, visando averiguar o rendimento da criança quanto ao aspecto, emocional e cognitivo.
A T I V I D A D E D I Á R I A
I N Í C I O
Música de Boas Vindas:
Objetivo: criar um ambiente alegre e acolhedor, mostrando a criança a importância da escola e da amizade.
“Bom dia,
meus coleguinhas,
de volta
a escola estou,
deixei a preguiça em casa
sua amiga
agora eu sou!
Palma, palma, palma
Pé, pé, pé
Roda, roda, roda
Nossa escola alegre é!”
Calendário:
Objetivo: assimilar a noção de tempo e os numerais (de 1 a 31).
- Circular diariamente a data, mostrando o mês, a semana e o dia.
Freqüência:
Objetivo: alavancar a auto-estima e motivá-la a assiduidade.
- O peixinho (aluno) que faltou será retirado do aquário e voltara somente com a justificativa da falta, conscientizando-o que a sua ausência causa tristeza ao colegas e professores e pode levar até a ‘morte’ do peixinho, por falta d’água.
Crachás:
Objetivo: familiarizar com o nome da escola, nome da cidade, a data e o próprio nome.
- Cada criança irá pegar o seu próprio crachá que será exposto no quadro negro. Devolvendo no final da aula.
A P Ó S O R E C R E I O:
Objetivo: acalmar, tranqüilizar os alunos e estimular a atenção.
Exercícios de relaxamento:
à Sentados na postura correta, farão o exercício da respiração, depois fecharão os olhos e visualizarão uma história de relaxamento contada pela professora.
F I N A L DA A U L A:
Hora da História
Objetivo: estimular a leitura
à Colocar o cartaz de “Hora da História” na porta, para não ser interrompida, contar um conto dramatizando-o.ATIVIDADE I
Objetivo: alavancar a auto-estima e motivá-la a assiduidade.
- O peixinho (aluno) que faltou será retirado do aquário e voltara somente com a justificativa da falta, conscientizando-o que a sua ausência causa tristeza ao colegas e professores e pode levar até a ‘morte’ do peixinho, por falta d’água.
Crachás:
Objetivo: familiarizar com o nome da escola, nome da cidade, a data e o próprio nome.
- Cada criança irá pegar o seu próprio crachá que será exposto no quadro negro. Devolvendo no final da aula.
A P Ó S O R E C R E I O:
Objetivo: acalmar, tranqüilizar os alunos e estimular a atenção.
Exercícios de relaxamento:
à Sentados na postura correta, farão o exercício da respiração, depois fecharão os olhos e visualizarão uma história de relaxamento contada pela professora.
F I N A L DA A U L A:
Hora da História
Objetivo: estimular a leitura
à Colocar o cartaz de “Hora da História” na porta, para não ser interrompida, contar um conto dramatizando-o.ATIVIDADE I
ATIVIDADE I
IDENTIFICANDO LETRAS, NÚMEROS, FIGURAS, SÍMBOLOS E PALAVRAS.
- Sair com a turma pela escola, apresentando os diferentes lugares (diretoria, biblioteca, cantina, salas de aula, etc) e os funcionários.
- Organizar os alunos em círculo, no chão. Começar a aula com uma conversa descontraída, falando sobre as expectativas dos aluno ao vir para a escola:
O que vocês já ouviram falar sobre a escola?
O que a escola tem?
Qual é a diferença entre a escola e a sua casa?
Quem trabalha na escola?
O que as pessoas que trabalham na escola fazem?
- Colocar, em cima da carteira de cada aluno a folha de atividades, tesoura, cola e a folha para recorte (ver em anexo).
- Explicar a atividade: cada aluno deverá recortar as fichas com os desenhos, letras, etc e colar nas cartelas.
Classificando letras, números, símbolos e palavras.
ATIVIDADE I I
S O N D A G E M
NOME: _________________________________________________________________
Escrever as palavras e as frases que a professora ditar nas abaixo. Ao lado, faça um desenho bem bonito.
Escreva do jeito que você souber.
ATIVIDADE III
CAÇANDO PALAVRAS
- Passear pela escola com os alunos mostrando cada palavra, lendo em voz alta e explicando o seu significado.
- Em sala de aula cada um dita uma palavra que observou no passeio e a professora escreve no quadro, depois faz a leitura coletiva, apaga as palavras, distribui a ficha: CAÇANDO PALAVRAS NA ESCOLA e dita estas mesmas palavras.
- No caminho para casa irá observar todas as palavras que encontrar pelo caminho (cartazes, placas, propagandas, avisos sinais, letreiros, etc.) e anotar na ficha: CAÇANDO PALAVRAS NA RUA.
- Em casa irá observar os materiais disponíveis que têm escrita e anotara na ficha: CAÇANDO PALAVRAS EM CASA.
CAÇANDO PALAVRAS NA ESCOLA
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
CAÇANDO PALAVRAS NA RUA
_______________________________________________________________________
________________________________________________________________________
CAÇANDO PALAVRAS EM CASA
- CIRCULE NA LISTA ABAIXO, OS MATERIAIS QUE VOCÊ DISPÕE EM SUA CASA:
BÍBLIA - JORNAL - REVISTA - BULA - RECEITAS CULINÁRIAS
CATÁLAGO TELEFÔNICO - CONTAS (LUZ, ÁGUA, TELEFONE
PROPAGANDAS - LIVROS - RÓTULOS
MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA USO DE ELETRODOMÉSTICOS.
- Desses materiais que você dispõe em casa, retire algumas palavras que você reconhece, e escreva abaixo.
________________________________________________________________________
ATIVIDADE IV
PALAVRAS QUE EU JÁ CONHEÇO
________________________________________________________________________
ATIVIDADE V
CANTIGA TRADICIONAL
- Procurar saber qual é a cantiga tradicional que as crianças da sala já conhecem.
- Escrever os versos da cantiga com pincel atômico em um papel pardo grande, para que elas vejam escrevendo.
- Ilustrar com uma figura colorida ou desenho.
- Cantar várias vezes com as crianças diante do cartaz, apontando as palavras.
- Distribuir a cantiga mimiografada, em letras grandes, pedir para elas cortarem as palavras e depois colarem na ordem certa.
- Deixar o cartaz na parede da sala e fazer essa atividade com várias cantigas ao longo do ano.
Exemplo de cantigas tradicionais
ATIREI O PAU NO GATO TO
MAS O GATO TO
NÃO MORREU REU REU
DONA CHICA CA
ADMIROU-SE SE
DO BERRO, DO BERRO
QUE O GATO DEU
MIAU...
PIRULITO QUE BATE, BATE
PIRULITO QUE JÁ BATEU
QUEM GOSTA DE MIM É ELA
QUEM GOSTA DELA SOU EU.
ORA PALMA, PALMA, PALMA
ORA PÉ, PÉ, PÉ
ORA RODA, RODA, RODA
CARANGUEJO PEIXE É.
BATATINHA QUANDO NASCE
ESPARRAMA PELO CHÃO
MAMÃEZINHA QUANDO DORME
PÕE A MÃO NO CORAÇÃO.
PARABÉNS PRA VOCÊ
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA!
COM QUEM SERÁ
COM QUEM SERÁ
COM QUEM SERÁ QUE ____________
VAI CASAR?
VAI DEPENDER,
VAI DEPENDER,
VAI DEPENDER SE O ______________
VAI QUERER.
DORME NENEM
QUE A CUCA VEM PEGAR
PAPAI FOI PRA ROÇA
E MAMÃE VOLTA JÁ.
BOI, BOI,BOI
BOI DA CARA PRETA,
PEGA ESSE MENINO
QUE TEM MEDO DE CARETA.
F I C H A D I A G N Ó T I C A I I
DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EM RELAÇÃO À LEITURA E À ESCRITA
1 – ESCREVA O SEU NOME: ___________________________________________
2 – LIGUE AS FIGURAS AS PALAVRAS CORRESPONDENTES:
GATO
PATO
SAPO
RATO
3 – ENCONTRE UMA PALAVRA QUE NÃO COMBINA NA LISTA ABAIXO:
BANANA MARTELO MAMÃO ABACATE
LARANJA MAÇÃ MANGA GOIABA
4 – ESCREVA O NOME CORRESPONDENTE EMBAIXO DAS FIGURAS:
5 – PREENCHA AS LACUNAS COM AS VOGAIS:
EU G__ST__ DE __V__ FR__T__.
6 – PREENCHA AS LACUNAS COM CONSOANTES:
O __A__O TEM __Ê__O
7 – PREENCHA A LACUNA COM PALAVRA:
SAMUEL GOSTA DE ____________
8 – ESCREVA UMA FRASE OU TEXTO CONFORME A FIGURA ABAIXO:
D I A G N Ó S T I C O I
1 – JÁ FREQUENTOU A ESCOLA? __________________________________________
2 – É REPETENTE? ______________________________________________________
3 – OS PAIS SÃO ALFABETIZADOS? ______________________________________
4 – TEM AJUDA, EM CASA, COM AS ATIVIDADES? ________________________
5 – DECLARA QUE JÁ SABE LER? COMO LÊ? _________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
6 – SABE LER ALGUMAS PALAVRAS? _______________________________________
7 – RECONHECE O PRÓPRIO NOME? ________________________________________
8 – LÊ UM TEXTO CURTO? _________________________________________________
9 – CARACTERÍSTICAS DE LEITURA:
_____________________________________________________________________
10 – DECLARA QUE JÁ SABE ESCREVER? ___________________________________
11 – ESCREVE O PRÓPRIO NOME? _________________________________________
12 – ESCREVE UM PEQUENO TEXTO? _______________________________________
13 – CARACTERÍSITCAS DA ESCRITA:
_____________________________________________________________________
14 – EM QUAL NÍVEL DE LINGUAGEM ESCRITA A CRIANÇA SE ENCONTRA?
_____________________________________________________________________
15 – É PARTICIPATIVA?
_____________________________________________________________________
16 – TEM INTERESSE E ENVOLVIMENTO PELAS ATIVIDADES?__________________
________________________________________________________________________
17 – TEM INICIATIVA? _____________________________________________________
18 – É AGRESSIVO? ______________________________________________________
19 – RESPEITA NORMAS E REGRAS? _______________________________________
20 – É ORGANIZADA COM OS MATERIAIS ESCOLARES E COM A SALA?
_____________________________________________________________________
21 - É COOPERATIVA COM OS DEMAIS COLEGAS?
_____________________________________________________________________
22 – TEM FACILIDADE DE SE EXPRESSAR ORALMENTE? _______________________
________________________________________________________________________
23 – TEM RACIOCINIO LÓGICO?
________________________________________________________________________
24 – CONHECE TODAS AS CORES?
________________________________________________________________________
25 – CONHECE OS NUMERAIS?
________________________________________________________________________
26 – QUAL A HABILIDADE EM QUE ELA MAIS SE DESTACA?
________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário