sexta-feira, 3 de outubro de 2008

ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO



Oi amigas, estive navegando (literalmente) e encontrei em um site essas sugestões abaixo sobre alfabetização. Algumas vocês já conhecem, são ótimas. Espero que vocês também aproveitem.

Beijos!

As atividades que se seguem, estão vinculadas a proposta do Material Didático Positivo. Atividades à serem desenvolvidas no início do período letivo, Unidade 1, “O MUNDO DAS LETRAS E DAS PALAVRAS”.

Diferenciação entre a escrita e o desenho ou a imagem:

1) Fazer um desenho sobre um tema sugerido ou livre, depois escrever o nome do desenho, colocar um título, ou ditar para a professora o texto que combine com o tema do desenho.

2) Fazer a criança observar e prestar atenção ao fato de que nos livros existem imagens e texto. Perguntar-lhe sobre a denominação, função e correspondência entre ambos.

3) Fazer a criança observar e prestar atenção ao fato de que nos produtos comerciais existem imagens e texto, geralmente sob a forma de logotipos. Perguntar a denominação, função e correspondência entre ambos.

Obs: se a professora é quem escreve, é recomendável habituar as crianças a ver e assistir ao ato de escrita do adulto. Ela explicará cuidadosamente à criança o que escreveu e pode até mesmo informá-la sobre algumas partes do que foi escrito.

Memória visual de conhecimentos prévios ( nome):

– trabalho com alfabeto manipulável:
1) Quais destas letras estão em seu nome?
2) Separe as letras do seu nome, depois monte a escrita do mesmo.

- trabalho com etiquetas com os nomes dos meninos e meninas da classe:

1) Aqui há etiquetas com os nomes dos meninos e meninas da classe. Encontre o nome da criança que está sentada a sua frente ( atrás, do lado direito, esquerdo).

2) Uma criança (informante) escolhe uma etiqueta com um nome; os outros têm de adivinhar qual é esse nome a partir da informação recebida.

Separar as crianças em grupos ( 4 elementos) para as atividades abaixo:
1) Cada criança deverá escrever seu próprio nome e depois passar adiante a folha de papel para formar uma lista. Depois que todos tiverem escrito seus nomes:
2) Vamos ver se alguém conhece o nome de outro amigo da classe ( em caso afirmativo, deve escrevê-lo).
3) A professora mostra uma etiqueta com o nome de uma criança do grupo, depois de uma que não pertence ao grupo. As crianças deverão adivinhar de quem é o nome que está sendo mostrado.

Informação oral sobre os segmentos silábicos do próprio nome:

Os alunos deverão inferir qual é o nome a partir da informação do professor, depois a partir da informação de um dos alunos, etc. A informação recairá sobre os componentes silábicos do nome e não sobre sua forma visual. Escolhe uma etiqueta (nome) e pergunta-se:
- é o nome de um menino/ de uma menina ( esse critério dará informação sobre o (gênero) o nome começa com...
- esse nome “começa com” e “continua com”...
- esse nome “acaba com”...

Variação:
1) A professora vai escrevendo pouco a pouco o nome de uma das crianças e eles têm de inferir (adivinhar) de quem se trata. O “pouco a pouco” consistirá em acrescentar fragmentos silábicos do nome escolhido.
- adivinhem o nome de quem estou escrevendo...
- e até aqui o que escrevi....o que falta....quantas letras faltam....alguém pode me dizer quais são as letras que faltam....

2) O professor escreve os nomes de diversas crianças no quadro ( seis ou sete nomes, por exemplo): os nomes são lidos conjuntamente, depois o grupo tapa os olhos e a professora apaga um deles. O grupo deverá adivinhar qual está faltando. Quando tiverem adivinhado, esse nome é reescrito.





Inferência a partir de informação dada para completar nomes:

1) Apresentar uma folha com uma série de desenhos de objetos familiares; abaixo deles, a escrita incompleta de seus nomes. Pode-se, por exemplo, escrever apenas a primeira sílaba, ou quase toda a palavra menos a última sílaba.
- é conveniente trabalhar sobre começo e finais de palavras, já que a atenção da criança recai mais sobre eles.

2) Apresentar a mesma sílaba escrita diversas vezes na lista, para que as crianças completem com nomes que comecem com essa sílaba.

3) Apresentar imagens de produtos comerciais cujos nomes sejam conhecidos das crianças. Será apresentado o nome incompleto dos produtos ( coca-........).e as crianças deverão completá-los.

Percepção do alfabeto e reconhecimento das letras - trabalho com o alfabeto manipulável:
- os alunos da 1a série precisam tornar-se tão familiarizados com as letras quanto o são com o lápis de cor e lápis de escrever. Quanto mais expostos eles forem a materiais impressos, melhor.
1) Crie um trem ABC com cartões e fios. Desenhe uma linha horizontal dividindo o cartão na metade. Escreva as letras nas formas: caixa-alta e cursiva ( maiúscula e minúscula) na

metade mais baixa. Peça a criança para desenhar e colorir uma figura de algo que corresponda a letra escrita no cartão, na outra metade. Fazer isso com todas as letras que compõem o alfabeto. Concluído esse trabalho, faça um buraco no canto de cada cartão e passe um fio, unindo-os ( vagões). No final, peça às crianças para fazerem a locomotiva. Junte-a aos vagões Divirta-se lendo o trem do alfabeto.

2) Abra um jornal ou uma revista sobre a carteira da criança ( explorador) para procurar cada letra do alfabeto. Diga as letras uma a uma e trabalhe com o grupo. Circule todas as letras encontradas. Verifique se todas as letras foram encontradas e anote as que estão faltando. Vá para outra página e continue a exploração até que a caçada ao alfabeto esteja completa.

3) Peça as crianças para espalharem o alfabeto móvel sobre a carteira ou no chão. Diga uma letra, primeiro em ordem alfabética, depois aleatoriamente. A criança deverá procurá-la e entregar. Continuar a atividade, praticando individualmente cada letra.

Trabalhando a associação do nome da letra a sua forma escrita:

1) Com o alfabeto móvel, aponte para cada letra enquanto recitam o alfabeto juntos ( criança e professor). Agora, aponte para cada letra enquanto a criança diz o nome da letra. Quando a criança conseguir dizer o nome de cada letra individualmente, em seqüência avance um pouco. Aponte para uma letra aleatoriamente e peça a criança
dizer o nome dela. Reverta o processo também. Peça para a criança apontar para uma letra para que você diga o nome.

2) Confeccione cartões com as letras do alfabeto ( maiúscula e minúsculas e/ou cursiva e caixa-alta). Coloque os cartões das letras maiúsculas e/ou caixa-alta dentro de um saquinho de papel ou tecido. Espalhe os cartões das letras minúsculas/caixa-alta, espalhadas no chão ou na carteira. Espalhe esses cartões , com a face para cima, em ordem alfabética ou aleatoriamente. Chacoalhe as letras dentro do saco. Peça para a

criança pegar uma letra maiúscula e/ou caixa-alta e dizer o nome dela. Ajude, se for necessário. A criança, então, deverá encontrar a letra minúscula correspondente para formar um par. Continue com o jogo até que todos os pares de letras tenham sido formados.

3) Escolha uma letra do alfabeto. Desenhe-a claramente, tanto na caixa-alta como na cursiva, em um pedaço de papel. Apresente à criança a letra em destaque. Durante a semana, focalize sua atenção na letra “em destaque”. Por exemplo, durante a semana A, coma abacaxi, amora, leia livros cujos títulos comecem com a letra A . Use um mapa ou um globo, para identificar os estados, os países que começam com a letra “em destaque”. Procure por imagens (revistas) e objetos que comecem com a letra destacada.

O reconhecimento visual da palavra é uma das habilidades a serem desenvolvidas na primeira série. As crianças diariamente reconhecem e lêem mais palavras pela constante exposição às repetidas.

1) Prepare uma caixa decorada ( arca do tesouro de palavras). Essa caixa servirá para colecionar, guardar, rever, reforçar e dominar uma lista cada vez maior de palavras escolhidas. A qualquer momento, e várias vezes, peça à criança que acrescente mais
itens à lista. As palavras deverão estar escritas nas formas cursiva e caixa-alta, em cartões. As palavras podem ser aquelas que a criança já sabe, que esteja ansiosa para aprender ou que você ache que serão importantes para o aprendizado dele. Crie o hábito de tirar “jóias” da arca para o jovem leitor praticar sempre.

2) Jogo da caçada visual. Para preparar a caçada, escreva uma palavra em cada cartão ( 5 a 10 palavras para iniciar). As palavras escritas nos cartões deveram ser escolhidas com as crianças. Espalhe os cartões pela sala de aula ou pelo pátio e desafie a criança a encontrar a palavra que você disser em voz alta. Por exemplo, se disser, “pipoca”, ela deverá encontrar e trazer até você o cartão com a palavra “pipoca”. E assim sucessivamente. A brincadeira pode ser invertida, pedindo à criança que os esconda e diga as palavras, enquanto você procura.

3) Jogo de cartas consoante - Faça um cartão com letras maiúsculas na caixa- alta para todas as consoantes. Sente-se de frente com a criança e coloque as “cartas” do baralho em uma pilha, viradas para baixo. Pegue uma, sem mostrá-la à criança. Diga uma palavra que começa com a letra da carta que você pegou, por exemplo, você disse a palavra “macaco”. Pergunte, agora: “Qual é a primeira letra da palavra “macaco”? A criança deve responder: “É o m”.
Variação:
- Pegue uma carta. Mostre-a à criança e peça que diga uma palavra que começa com aquela letra. Por exemplo, mostre a carta com a letra b. A criança diz “B, bola”.

4) Escrita nas costas – traçar letras ou palavras nas costas da criança, utilizando o dedo, para que ela adivinhe a letra ou palavra traçada. Pode-se pedir para que a criança escreva a palavra em seguida.

5) Semelhanças – preparar uma caixa ou saco enfeitado com vários objetos. Solicitar à criança que os nomeie, auxiliando-as quando necessário. Em seguida, solicitar que a criança separe os objetos em grupos pelo som que começam, ou cujo nome rime, ou pelo número de sílabas,... Após a separação, pode-se solicitar às crianças que escrevam o nome daquele grupo e dos elementos que o compõe.

6) Letras enfeitadas – Formar palavras com as guloseimas e depois comê-las ( pipoca, bala, amendoim, brigadeiro, etc.). Pode-se pedir à criança que coma a primeira sílaba da palavra formada, ou todos os p, ou a última sílaba da palavra,...
7) Convide seus alunos a bater palmas, pular, bater os pés e brincar. Juntos, inventem uma cantiga, ou uma rima, como por exemplo: A, meu nome é Ana, minha irmã é Alice, moramos no Amazonas e vendemos abacaxis.

8) Diga as crianças que você perdeu as consoantes e está tendo problemas para escrever as palavras. No quadro escreva “_ a _ e _ o ” . Diga: ‘”estou tentando escrever o nome de um animal grande, com duas corcovas, mas eu perdi as consoantes. Por favor, ajude-me a trazê-las de volta. Qual letra você acha que é a primeira, a do meio e a última consoante da palavra?” Peça à uma criança que preencha os espaços com as letras que estão faltando. Se necessário, dê outras pistas.

9) Charadas – a charada escrita e lida ajudará as crianças a desenvolverem o gosto pela leitura e escrita, tornando as atividades mais fáceis e agradáveis. Peça às crianças que escrevam as charadas ou que usem a expressão oral para que você possa registrar as charadas no quadro.

10) Copie um trecho de alguma história infantil. Escolha algumas palavras de fácil compreensão para a criança e retire as vogais. Peça que complete as palavras com as vogais que estão faltando, escrevendo-as em uma folha de papel. Quando a criança
terminar, dê-lhe o trecho da história de onde você retirou as palavras e instrua-a a comparar com a lista e corrigir os erros.

Sugerimos, também, o acesso ao Portal Positivo, na Seção Digite e Agite ( Palavrinhas e Palavrões), onde você, professor, encontrará o dicionário interativo e o Portal Positivo Educação Infantil, onde encontrará várias atividades para serem trabalhados os símbolos convencionais da escrita (alfabeto), tais como: Forca; Palavras ( construção de palavras); Animalfabeto ( letra que inicia o nome dos animais).

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