Uma educação formal aproveitosa é aquela em que o aluno ou aluna se interage com a disciplina, com o professor, com os colegas e com o meio. Assimila o conteúdo e leva para vida real.
Dessa forma, 'ensinar' ou orientar através de dinâmica, é uma excelente opção. Segue abaixo uma aula de Arte com os alunos da Escola M.Caraíbas do 9º ano. Cujo objetivo era ensinar o Origami de caixinha e ao mesmo tempo sensibiliza-los na valorização de sentimentos bons, como amizade, o carinho, educação, etc.
1ª ETAPA
- Em círculo colocar uma música ambiente.
- Pedir para relembrar uma situação em que alguém falou ou fez algo que o deixou triste, magoado e algo que o deixou feliz.
- Explicar que todos nós temos necessidade de viver em sociedade e que dependemos uma das outras para sermos felizes.
- Deixar alguns minutos para que expressem em palavras.
2ª ETAPA
- Contar a história da "Caixinha de Deus" ou "Caixinha da Felicidade". Resumidade conta que Deus entregou duas caixinhas para uma pessoa muito especial, uma preta e outra colorida.
Pediu para colocar todas as coisas ruim na caixa preta e na colorida todas as atitudes e palavras boas que ela receber. A pessoa assim o fez, porém ela achou estranho a caixa preta permanecer leve enquanto que a caixa colorida ficava cada vez mais pesada. Ela, curiosa, a abriu as caixas e constatou que somente na caixa preta havia um buraco. Deus a ouviu e lhe disse que todos os sentimentos e palavras ruins que emitiram para ela havia passado pelo buraco e ido para junto dele. E aquelas que ela estava guardando na colorida, era pra continuar com ela e ser distribuída entre as pessoas. Ela compreendeu e assim o fez."
3ª ETAPA
- Para formar duplas, deverá, após a história, mostrar duas caixinhas (preta e outra colorida) e falar que na colorida há algumas palavras e ações (duplicadas) que serão distribuídas e que logo após deverão procurar a pessoa que pegou a mesma palavrinha.
4ª ETAPA
- Expor, anteriormente, uma aula sobre o ORIGAMI (arte japonesa).
- Distribuir entre as duplas 1 papel quadrado, branco, para cada pessoa e explicar a dobradura da caixinha.
- Uma pessoa ficará responsável pela pintura, pelo enfeite da tampa enquanto a outra escreverá, na outra tampa, coisas que as deixam felizes.
- Expor o trabalho e deixar que falem sobre o que escreveram.
Dessa forma, 'ensinar' ou orientar através de dinâmica, é uma excelente opção. Segue abaixo uma aula de Arte com os alunos da Escola M.Caraíbas do 9º ano. Cujo objetivo era ensinar o Origami de caixinha e ao mesmo tempo sensibiliza-los na valorização de sentimentos bons, como amizade, o carinho, educação, etc.
1ª ETAPA
- Em círculo colocar uma música ambiente.
- Pedir para relembrar uma situação em que alguém falou ou fez algo que o deixou triste, magoado e algo que o deixou feliz.
- Explicar que todos nós temos necessidade de viver em sociedade e que dependemos uma das outras para sermos felizes.
- Deixar alguns minutos para que expressem em palavras.
2ª ETAPA
- Contar a história da "Caixinha de Deus" ou "Caixinha da Felicidade". Resumidade conta que Deus entregou duas caixinhas para uma pessoa muito especial, uma preta e outra colorida.
Pediu para colocar todas as coisas ruim na caixa preta e na colorida todas as atitudes e palavras boas que ela receber. A pessoa assim o fez, porém ela achou estranho a caixa preta permanecer leve enquanto que a caixa colorida ficava cada vez mais pesada. Ela, curiosa, a abriu as caixas e constatou que somente na caixa preta havia um buraco. Deus a ouviu e lhe disse que todos os sentimentos e palavras ruins que emitiram para ela havia passado pelo buraco e ido para junto dele. E aquelas que ela estava guardando na colorida, era pra continuar com ela e ser distribuída entre as pessoas. Ela compreendeu e assim o fez."
3ª ETAPA
- Para formar duplas, deverá, após a história, mostrar duas caixinhas (preta e outra colorida) e falar que na colorida há algumas palavras e ações (duplicadas) que serão distribuídas e que logo após deverão procurar a pessoa que pegou a mesma palavrinha.
4ª ETAPA
- Expor, anteriormente, uma aula sobre o ORIGAMI (arte japonesa).
- Distribuir entre as duplas 1 papel quadrado, branco, para cada pessoa e explicar a dobradura da caixinha.
- Uma pessoa ficará responsável pela pintura, pelo enfeite da tampa enquanto a outra escreverá, na outra tampa, coisas que as deixam felizes.
- Expor o trabalho e deixar que falem sobre o que escreveram.
4 comentários:
Gostei da ideia. Vou fazer
Ótimo adorei 😉
Adorei a ideia.
Ótimas ideias muito obrigada!
Postar um comentário